.

Coordenadores das Áreas Temáticas

Prof. Dr. Marcelo Álvaro Macedo

Possui graduação em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (2006) e Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ. Tem atuado na área de ciências contábeis, com ênfase em desempenho organizacional, controladoria e finanças corporativas, teoria da decisão e métodos quantitativos aplicados.

Profa. Dra. Márcia Martins Mendes de Luca

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (1985), mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, no curso de Graduação em Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria. Coordenadora Adjunta da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Membro da Comissão Assessora do ENADE da área de Ciências Contábeis, INEP. Tem experiência na área de Contabilidade e Controladoria, atuando em pesquisas e produção científica com ênfase nos seguintes temas: controladoria, contabilidade financeira, governança corporativa, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e educação na área contábil.

Profa. Dra. Vera Maria Rodrigues Ponte

Possui doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, atuando no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria Acadêmico, como docente permanente. Também participa do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria Profissional, atuando como docente colaborador. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. É editora adjunta da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade e parecerista de revistas e eventos qualificados pela CAPES. Tem produção bibliográfica nas áreas de disclosure, governança corporativa e normas contábeis internacionais. Tem publicação de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq.

Profa. Dra. Isabel Maria Estima Costa Lourenço

Possui graduação em administração pela ICS e ISCTE, Lisboa(1992), mestrado em Finanças pela ICS e ISCTE, Lisboa(1996) e doutorado em Contabilidade pela ICS e ISCTE, Lisboa(2002). Atualmente é Professora Associada da ICS e ISCTE, Lisboa, e revisora do Journal of Business Ethics, Spanish Review of Finance and Accounting, Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (Lisboa), Revista Portuguesa de Contabilidade e Gestão, Revista de Contabilidade e Finanças, International Journal of Innovation and Sustainable Development e Business and Economics Journal. Áreas de interesse e atuação em pesquisa: Disclosure de Informações Contábeis; e Padrões Internacionais de Contabilidade.

Prof. Dr. José Elias Feres de Almeida

Possui Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP 2010). Foi Visiting Faculty (Professor) na University of Texas at Dallas (jan./maio 2016) e na Universität Hohenheim (Alemanha, Stuttgart set./out. 2013). É professor adjunto III da UFES do Departamento de Ciênicas Contábeis, ministrando aulas na graduação e nos programas de mestrado em Ciências Contábeis (PPGCon), Gestão Pública (CCJE) e Doutorado em Ciências Contábeis da UFRJ. É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), Editor do periódico Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA) da ANPCont e avaliador de periódicos e congressos nacionais e internacionais. Coordenador operacional do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Administração entre CCJE/UFES e FGV/EBAPE. Subcoordenador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UFES (PPGCON). Foi bolsista pelo IPEA para o projeto Pesquisa de Balanço entre abril e agosto de 2015. Possui certificação ICVS (International Certified Valuation Specialist). Coordena o grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Qualidade da Informação Contábil (GEQIC) e é pesquisador dos grupos Modelos Multivariados Aplicados às Ciências Sociais - USP, Finanças e Governança Corporativa - UFES e Contabilidade e Finanças - UFES todos registrados no CNPQ. Atuou como membro consultivo do Grupo Estratégico de IFRS do Conselho Federal de Contabilidade e do Grupo Latino-Americano de Normatizadores Contábeis (GLASS/GLENIF) participando da equipe do Conselho Federal de Contabilidade de constituição e de elaboração da governança corporativa do Glenif junto aos líderes de órgãos profissionais de contabilidade da América Latina. Possui interesse em pesquisas sobre qualidade da informação contábil, impactos dos IFRS, IFRS para Pequenas e Médias Empresas e IPSAS (Contabilidade Pública) no ambiente brasileiro e internacional, manipulação da informação contábil, avaliação de empresas utilizando números contábeis (accounting-based valuation models) e governança corporativa.

Prof. Dr. Cláudio Wanderley

PhD. pela Universidade de Sheffield (Reino Unido). Atualmente é professor do departamento e do mestrado de Ciências Contábeis da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O Prof. Cláudio também lecionou em outras instituições nacionais e internacionais, ministrando a disciplina Management Accounting na Universidade de Sheffield entre 2009 e 2010. Ele também foi pesquisador convidado da Portland State Universtiy (Estados Unidos); University of Amsterdam (Holanda); e Erasmus University (Holanda). Suas áreas de interesse incluem custos, contabilidade gerencial, controladoria e contabilidade e controle gerencial em empresas reguladas.

Profa. Dra. Patrícia Varela

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado (2012) em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/São Paulo. Atualmente, é professora do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e coordenadora da linha de pesquisa Avaliação Tecnológica, Econômica e de Gestão de Sistemas, Serviços e Programas de Saúde do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em gestão e contabilidade das entidades do setor público e do setor saúde, com publicações internacionais e nacionais nestas áreas.

Profa. Dra. Claudia Ferreira da Cruz

Possui Doutorado em Controladoria e Contabilidade (PPGCC/FEA/USP), Mestrado em Ciências Contábeis (PPGCC/UFRJ) e graduação em Ciências Contábeis (UEFS/BA). Atualmente exerce atividades de docência e pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em treinamentos corporativos de padrões internacionais de Contabilidade. Áreas de interesse e atuação em pesquisa: Contabilidade e Finanças Públicas; Transparência e Accountability na Gestão Pública; Disclosure de Informações Contábeis; e Padrões Internacionais de Contabilidade.

Profa. Dra. Jacqueline Veneroso Alves da Cunha

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2007). É Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais com atuação no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis como docente permanente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. É editora científica do periódico Contabilidade Vista & Revista. Tem pesquisas na área de educação contábil, disclosure e responsabilidade socioambiental.

Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV. LLM em Direito Tributário pelo INSPER-SP. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Professor de Pós-Gradução da FIPECAFI e FGV-RJ das disciplinas sobre Tributação, Contabilidade Tributária e Gestão Tributária. Professor de Ciências Contábeis da UNICEUB-DF. Autor de artigos. Avaliador de diversos congressos e revistas. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Prof. Dr. Romualdo Douglas Colauto

Pós-doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção na Área de Gestão de Negócios pela UFSC. Graduado em Ciências Contábeis e em Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFPR. Editor Adjunto da Revista Universo Contábil e Revista Repec do Conselho Federal de Contabilidade.