.

Regras de Formatação de Trabalhos

As regras de formação são as mesmas para os artigos submetidos na Concurrent e Plenary Session.

Serão submetidos dois arquivos, um em Word (.DOC - Não aceitaremos documentos em .DOCX ou quaisquer outras versões ) e outro em PDF.

No arquivo Word há a identificação dos autor(es) e Instituição e no arquivo PDF não há a identificação dos autor(es) e Instituição.

Word (.DOC): Conteúdo da primeira página (apenas): autor(es) e Instituição (seguindo o padrão que será encontrado no Template que estará disponível); título do trabalho (com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas); resumo do trabalho entre 250 a 300 palavras, no mesmo idioma do trabalho, não deverá ter abstract.

PDF: Conteúdo da primeira página (apenas): título do trabalho (com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas); resumo do trabalho entre 250 a 300 palavras, no mesmo idioma do trabalho, não deverá ter abstract. Frisa-se que esse arquivo deve utilizar o Template que estará disponível e não deve conter qualquer identificação dos autores.

Papel: A4 (29,7 x 21 cm).

Orientação do papel: retrato.

Margens:superior - 3 cm / inferior - 2 cm / direita - 2cm / esquerda - 3 cm.

Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé).

Espaçamento: simples.

Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha.

Páginas: o mínimo deverá ser 8 (oito) páginas e não deverá exceder 20 (vinte), incluindo resumo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto.

Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.

Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto. Caso haja notas de agradecimento, deverão ser inseridas apenas no documento em Word (.DOC).

Template: para obter o Template para submissão vá até a página "Submissão de Trabalho" ou clique aqui.

Citações, Referências, Tabelas e Figuras:

a - Citações: conforme a Norma da American Psychological Association (APA). Deverão ser indicadas, no texto, pelo sistema de chamada ‘autor-data’. Ex: Martins (2002).

b - Referências: conforme a Norma da American Psychological Association (APA). Deverão ser relacionadas em ordem alfabética, no final do artigo, somente as citadas no texto.

c - Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA). Exemplo: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro.

d - Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA). Exemplo: Figura 1 Processos inerentes à institucionalização.

e - Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em: http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx.

Siglas:
quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses.
Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Regras para o Resumo Expandido

Trabalhos das linhas temáticas

1 - Propósito do trabalho (mínimo de 800 caracteres com espaço e máximo de 1800).

2 - Base da plataforma teórica (mínimo de 800 caracteres com espaço e máximo de 3600).

3 - Método de investigação, caso aplicável (máximo de 2400 caracteres).

4 - Resultados, conclusões e suas implicações (mínimo de 800 caracteres com espaço e máximo de 4200).

5 - Referências bibliográficas: até 8 referências (considerar as mais relevantes para o resumo expandido).

Baixe o Modelo de Sugestão para a Apresentação do seu Trabalho.

Clique aqui para baixar.

Baixe as Regras para Sessões de Apresentação.

Clique aqui para baixar.